domingo, 11 de dezembro de 2011

Alimentos que ajudam no tratamento da pressão alta

Hipertensão é uma das doenças cardíacas que mais atingem homens e mulheres, a partir dos quarenta anos. Na maioria dos casos, a elevação mantida da pressão arterial sanguínea possui causa desconhecida e geralmente está associada a fatores de risco como obesidade, tabagismo, ingestão abusiva de bebidas alcoólicas, sedentarismo, histórico familiar, estresse e uma alimentação rica em sal (sódio). Entretanto, pesquisas recentes têm mostrado que uma alimentação saudável, com pouca gordura saturada e rica em legumes e verduras e grãos integrais é eficiente no tratamento da hipertensão. Saiba quais são esses alimentos, as mudanças que os mesmos promovem em nosso organismo e inclua-os em seu cardápio.
Entre os alimentos que ajudam a reduzir a pressão estão a soja, que graças a presença do aminoácido arginina, é capaz de ativar o óxido nítrico, uma substância vasodilatadora que aumenta a luz dos vasos sanguíneos, facilitando o fluxo de sangue. As gorduras monoinsaturadas e o ômega-3 também são benéficas para o coração, uma vez que reduzem a pressão arterial e são mais recomendadas que saturadas e trans, encontradas principalmente na proteína animal e em alimentos industrializados. As proteínas vegetais também estão relacionadas com a manutenção da pressão arterial saudável, assim legumes e verduras devem estar presentes no prato dos hipertensos.
Alimentos que ajudam no tratamento da pressão alta
Além das proteínas vegetais, os vegetais e legumes são ricos em flavonóides, substâncias que relaxam os vasos sanguíneos e reduzem a pressão arterial. O alho também é benéfico para o coração ao reduzir o colesterol ruim e aumentar o colesterol bom. Da mesma forma, a cebola também auxilia na redução do colesterol ruim e no aumento do colesterol bom, além de ajudar na redução da pressão arterial e colaborar para evitar o entupimentos das artérias. A salsa também é citada como uma alimento bom para o tratamento da pressão alta, graças a sua ação diurética.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.